Está acompanhando nossas #DicasDoBem pra essa quarentena?
Já explicamos quantas máscaras é importante você ter, os cuidados com máscaras de diferentes tipos de tecido, e agora trazemos resposta pra uma dúvida bastante comum: E no carro, preciso usar máscaras?
É sempre bom usar máscaras, mas se a máscara te incomodar e você estiver sozinho no seu próprio veículo, de vidros fechados, não é estritamente necessário.
Caso você esteja sozinho e com os vidros abertos, é recomendado o uso de máscara devido a corrente de vento, que pode estar contaminada. Nunca se sabe quem espirrou ao vento lá fora, não é mesmo? A possibilidade de contágio aumenta nas paradas em semáforos e em trânsito/corridas de baixa velocidade. Então melhor usar 😉
E se eu estiver acompanhado?
Neste caso sim, é necessário usar a máscara de proteção facial sim.
Sou multado se eu não estiver de máscara dentro do carro?
Segundo o DENATRAN não há penalidade como multa ou perda de pontos na carteira por não usar máscaras de proteção facial sozinho em seu próprio veículo. Mas há a obrigatoriedade de uso por todos caso esteja acompanhado.
E na moto?
Igual ao carro de vidros abertos. É bom usar porque pega corrente de vento e pode estar contaminado. Use por baixo do capacete e troque sempre que estiver úmida, tá?!
No carro, é bacana você sempre ter um porta celular, pra você olhar o GPS, notificações e ter o celular à visão, sem precisar tocá-lo.
Sempre que tocar a máscara, passe álcool gel antes de encostar no volante, no celular, no porta óculos ou em outros itens.
Já respirou muito com a máscara e sentiu que ela está úmida? Descarte em lixo apropriado e troque de máscara.
Inclusive, no porta-luvas, já deixe um kit de troca de máscara e de higienização de mãos, junto com aquele carregador portátil pra te salvar quando precisar.
Agora sim, seguro e precavido/a, siga bom rumo!